• Página Inicial
  • Palestra
  • Como correu...
  • Herói da semana
  • Vilão da semana
  • Entrevista
  • Como correu... - Gil Vicente 0 - 0 FC Porto

    19/08/2012

    Ontem. O empate (que, diga-se de passagem, soube a derrota) foi ontem. Já passaram os nervos. O Azzul já se acalmou. Assim, é chegada a hora de perceber o que correu mal, o que correu menos bem, o que podia ter corrido melhor, o que falhou, quem teve a culpa... enfim, o porquê de apenas termos saído com 1 ponto quando se almejavam os três.



    Não cedendo à popular facilidade de atribuir as culpas todas ao homem do leme, também se torna difícil não o considerar culpado deste desgoverno. Revendo outros factos, temos de compreender que jogámos contra a única equipa que nos roubou pontos no campeonato passado, no campo deles. Também jogámos contra uma equipa que se esfalfa perante o poderio dos "grandes" conseguindo, recorrentemente, no mínimo um ponto após o tempo regulamentar. Enfim... várias são as variantes que indicavam o insucesso nesta visita a Barcelos.
    No entanto, sendo o Porto a equipa que é, é impreterível jogar para ganhar. Menos não se espera de um clube da nossa dimensão, tornando-se natural a desilusão depois de um infrutífero resultado ao fim de noventa minutos.

    Analisemos então o jogo de ontem. Devo confessar que foi dos jogos que menos prazer me deu de ver. Se a época passada já tinha sido um grande desafio perante um futebol lento, sem soluções, com raros momentos de magia, esta começa a trilhar o mesmo caminho. O FCPorto de ontem apresentou-se assim. Sem soluções, sem vontade, sem fulgor, sem chama.
    E se na época anterior se podia ouvir VP a elogiar a equipa apesar dos resultados negativos, este ano fomos brindados com um novo discurso de critica aos homens do apito. Sem razão, a meu ver. Amigo Vitor, podemos jogar todos os jogos bem, porém, se os resultados forem negativos, não vamos a lado nenhum. A verdade é que prefiro jogar mal e ganhar do que jogar bem e perder (ou "perder", como aconteceu ontem). E isso tu lá foste conseguindo a época passada. Como vai ser esta época?

    Destaques:

    Positivo: Jackson Martínez. Atentem neste homem. Apesar de ainda não lhe termos visto muito no que toca a beijar as redes, a verdade é que no trabalho de equipa e na decisão não parece vacilar. A ver se começa a jogar mais perto da pequena área.

    Negativo: A exibição menos conseguida de Moutinho. A lentidão de processos de James. A adaptação de Mangala. O pouco acerto de Maicon. O mau jogo coletivo e a lentidão e previsibilidade de processos. Mais do mesmo que, felizmente, vai dando para safar.

    A paciência dos adeptos para com VP nunca foi grande. A alguns também nunca chegou a convencer, apesar dos triunfos. Infelizmente, o mercado ainda não fechou, algo que vai jogando, constantemente, contra ele. Enfim, parece que tudo corre mal ao homem... E no FCPorto isso não pode acontecer. Uma história de sucesso não se constrói à volta de insucessos, apenas pode assentar neles.

    0 comentários:

    Enviar um comentário