• Página Inicial
  • Palestra
  • Como correu...
  • Herói da semana
  • Vilão da semana
  • Entrevista
  • Entrevista exclusiva - Bruno Sousa

    16/07/2012
    Tal como prometido aqui está! Uma grande surpresa para o primeiro dia do blog!

    Bruno Sousa. Uma parceria anunciada anteriormente. Um homem com uma paixão ao Porto apenas 
    comparável aos seus dotes artísticos

    Fomos falar com o próprio:





            Boa tarde, em primeiro lugar agradecer ter aceite este convite e se ter disponibilizado para esta pequena entrevista. As primeiras perguntas serão mais sobre si e o seu trabalho mas depois avançaremos mais para o assunto que nos trás aqui. O FCPorto. Comecemos:

                                   Bruno Sousa, 34 anos, nascido no Porto, a viver em Lisboa.


                        Quando começou neste “mundo” de montagens? E porque esta paixão?

     -         Entrei no mundo do Photoshop em 2003 por necessidade profissional, mas a “veia criativa” e o gosto pelas artes visuais nasceram comigo. Com uma ferramenta como o Photoshop pude/posso “tornar real” tudo o que me apetece.
      Em 2008 entrei num site de desafios de Photoshop e a partir daí fui crescendo como artista.


            De entre dos seus trabalhos qual acha que se destaca mais? Porque?

     -         Tenho centenas de trabalhos é impossível destacar um, mas entre os que mais prazer me deram, talvez um trabalho que fiz para o site de desafios, Yoda do Star Wars como se tivesse sido pintado por um artista da renascença. Este trabalho teve uma grande repercussão mediática internacional, chegando mesmo a ser apresentado na televisão americana, “abc News” e também em revistas e jornais, por exemplo o jornal “The Sun” no Reino Unido.
    Tenho também muito gosto em todos os trabalhos alusivos ao meu FC Porto, e nas partilhas que fazem no Facebook.

                     Já te plagiaram algum trabalho? Se sim, como reagiste?

      -         Sim. Reajo com alguma compreensão porque mesmo isso é uma prova de que faço as coisas bem feitas, senão não seriam copiadas. Mas o que mais me custa, é ver por exemplo portistas a usarem imagens minhas sem créditos ou mesmo apagando a minha assinatura, marca d’água.



                          Diga uma frase que sirva de inspiração para alguém que “sonhe” ser um artista como o Bruno.

     -       O talento nasce connosco mas também se cultiva. Se tens paixão pela arte, investe em ti. Trabalha muito porque a recompensa é muito gratificante.
     
             De onde nasceu o amor pelo FC Porto?

     -     Nasci a gostar do FC Porto. Sou fanático pelo FC Porto desde que me lembro. O meu pai é um portista incondicional e passou-me muito da mística do que é ser Porto. Vivi as Antas, está tudo dito. Actualmente vivo em Lisboa e esta paixão pelo FC Porto é maior, dá um gozo enorme ser portista na capital.
       
                 Como descreve o seu amor ao clube?

    -     Como disse atrás, fanático. Sou “azul e branco” da cabeça aos pés. Vivo o FC Porto de forma diferente agora que vivo em Lisboa. E transporto para os trabalhos que faço todo o meu amor ao clube. Quero que quem veja os meus trabalhos sinta aquele orgulho imenso em fazer parte desta nossa grande família. Honestos e vencedores, muito acima dos outros. Somos Porto.
        
             Qual a vitória que mais prazer lhe deu? E a derrota que mais lhe custou assistir?

            - Vitória? Foram tantas, talvez a Champions em 2004.
        Derrota? Não me lembro de nenhuma ;)




                   Quem é o melhor jogador do Porto atualmente? E de sempre?

    -         Melhor jogador do FC Porto actualmente é o Hulk, sem dúvida. 
           De sempre, talvez o Deco ou Madjer.

             Quem seria o jogador mais difícil de substituir do nosso plantel?

    -       De substituir neste momento talvez o Hulk, Moutinho ou Fernando.

             Quem devia ser o capitão da equipa? E quem deveria preencher o lote de capitães?

    -       Capitão é o Helton, depois o Lucho e o Fernando.


             
             Considera a continuação de Vítor Pereira a escolha acertada? Porque?

         “Nim”. Gosto do portista Vítor Pereira mas não tanto do treinador. Tenho esperança e confiança que também ele cresça como treinador e que consiga ter mão no balneário e discernimento no campo. Confio no presidente, e se ele apostou no Vítor Pereira, quem sou eu para questionar? Como portista, devo apoiar, é dos nossos.

              Como viveu a ultima época?

    -         Foi uma época difícil, cometemos erros em alturas que não era suposto, mas nos momentos decisivos fomos muito competentes. Fomos e somos melhores do que os outros e isso veio ao de cima no momento certo. Custou mas merecemos o campeonato.
     
              Quais as suas expectativas a nível interno para a época que agora começa? E a nível internacional?

    -         As expectativas são sempre a de ser campeão com maior ou menor dificuldade dependendo das entradas e saídas do plantel. Conto com algumas saídas importantes e tenho receio que isso pese muito no papel do treinador.
    A nível internacional gostava de chegar longe na Champions.
      
              Gostaria de ver algum jogador de um clube rival vestido de azul e branco?

    -       Sinceramente? Não.

               Como reagiu a possibilidade da extinção do basket?

          Fiquei incrédulo. Sei o carinho que o presidente tem pela modalidade, e conheço o grupo de portistas que segue as modalidades a par e passo e custou-me muito também por eles. Espero que nunca acabe.

               O que achou da prestação de Portugal no Euro-2012?

    -       Boa. Melhor do que estava à espera. Feliz pelos jogadores do FC Porto.
     
               Foi a Espanha a justa vencedora?

    -       Sim, claro. É a melhor selecção do mundo.


               Quem foi a figura do Euro?

    -       O nosso Moutinho.



                     Quem é o melhor do mundo? E o melhor 11 atual?

    -         O melhor jogador do mundo é sem dúvida o Messi.
    Quanto ao melhor 11 actual, uma base do Barcelona e alguns jogadores do FC Porto ;)

               O que acha da bluegosfera neste momento?

    -         Visito alguns blogs/sites/páginas Facebook diariamente, tenho amigos em vários destes sítios. Temos pessoas com muitos conhecimentos acerca da vida do nosso clube que se dedicam de corpo e alma ao FC Porto. É de louvar todo o trabalho que existe nesta área. 

    Obrigado pela disponiblilidade e por ter colaborado connosco! Foi um prazer!

    -     Gostei muito do vosso contato e da entrevista que me fizeram. Foi com enorme prazer que respondei as vossas questões. Um abraço e boa sorte.



     Agora deixemos o artista partir, para mais tarde partilhar a sua arte.

    0 comentários:

    Enviar um comentário