• Página Inicial
  • Palestra
  • Como correu...
  • Herói da semana
  • Vilão da semana
  • Entrevista
  • Herói da Semana: Ljubomir Obradovic

    04/09/2013



    Depois de uma semana histórica para o Andebol do FC Porto, com os "Guerreiros de Obradovic" a conseguirem pela primeira vez na história do clube a qualificação para a Fase de Grupos da Liga dos Campeões da EHF, quem mais poderia o Azzul24 escolher para Herói senão o maior rosto desta conquista?

    Ljubomir Obradovic, treinador sérvio de 57 anos, chegou ao FC Porto em 2009, depois de uma época em que os Dragões se tinham sagrado Campeões Nacionais, sob o comando de Carlos Resende. 

    Depois de levar o Lovcen Cetinje à conquista da Taça do Montenegro, "Ljubo" chegava assim à Cidade Invicta com o objectivo de dar sequência ao título conquistado e de, a médio-prazo, colocar o FC Porto entre a elite europeia, através da qualificação para a Liga dos Campeões. O sérvio era conhecido em Portugal por ter levado o Belenenses ao último campeonato nacional do seu palmarés, em 1993/94, e por ter vencido um Europeu Sub-21, ao comando da selecção do seu país.

    Poucos foram os recursos colocados à disposição de Obradovic. Em 4 épocas no FC Porto, o sérvio teve à sua disposição um núcleo duro de jovens portugueses, com muito pouca experiência, que foi reforçando com 2 ou 3 estrangeiros (preferencialmente cubanos) ou jogadores portugueses em fim de carreira (Ricardo Costa e Eduardo Filipe). Só esta época, depois de 5 tentativas frustradas e de o sorteio mais uma vez nos dar o privilégio de organizar a Poule de apuramento no Dragão Caixa, foi feito um investimento mais sério, com a contratação de 2 espanhóis e 1 dinamarquês, todos eles com currículo internacional. Os resultados ficaram à vista e, por fim, à 6ª tentativa o treinador sérvio inscreveu o seu nome na História da Secção de Andebol do FC Porto, algo que já tinha feito depois de levar os Dragões a um inédito Pentacampeonato.

    Com o seu estilo bastante próprio, sempre com cara de poucos amigos e a criticar quem precisa de ser criticado, Ljubo conseguiu concretizar o seu objectivo, o sonho dos seus pupilos e dos milhares de portistas atentos a esta modalidade.

    É, sem qualquer dúvida, um Herói! Parabéns, Ljubo... E obrigado!

    0 comentários:

    Enviar um comentário